Crescimento da Briana

Lilypie First Birthday tickers

sábado, 28 de dezembro de 2013

sopa e papa.

comecei pela sopa e até estava a correr tudo bem, nos primeiros três dias.
no quarto dia sempre que lhe dava chorava, mas chorava muitooo e começava a tentar vomitar, puxava para vomitar, como eu não posso deixar passar porque a Briana é altíssima e precisa de todas as calorias para compensar na altura decidimos dar 4 dias a sopa, 4 dias a papa!
é de referir que a Briana com leite artificial engorda tanto como um bebé a leite materno.
é como o pai, não é de comer por aí além.
mas ...tem ido bem, para já.
aos 5 meses a sopa sempre ao almoço e a papa á hora do lanche!
e quando lhe dou a papa ? vai tudo em menos de nada, é impressionante, a sopa vai indo, fazemos paragens de 4 em 4 minutos, com paciência e com calma, lá vamos nós!
a papa que eu comprei foi a da nutribén, de maça.
AMAAAAAAAAAAAA, come tão bem, mas tão bem ...
150 ml de papa, desaparecem em menos de nada.
gudinha boa ♥




                                                                                                                                 preço: 3,22€

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

dislike / like.

antes demais, espero que tenham passado esta época da melhor maneira possível, que tenham tido muitas prendinhas e continuem assim o ano todo, porque amor, paz e tudo o resto é preciso é todo o ano :)
vamos ao tema ...
DISLIKE, LIKE!
o que é?
então, tenho experimentado umas coisinhas novas que não gosto nada e outras que gosto bastante e é isso que vamos falar hoje.
DISLIKE:
a Briana tem um stock basto de fraldas, isso já não é novidade, o que é novidade é as fraldas que experimentou da dodot e simplesmente é a visão mais perto do péssimo que vos posso dar.
a Briana com estas fraldas tem que ser mudada frequentemente, por exemplo eu de noite não lhe mudo a fralda, portanto fica umas 4, 5 horas com a mesma fralda, e o quê que acontece? acontece que a Briana fica toda molhada, portanto é roupa pa lavar, atrás de roupa pa lavar!
de todas as fraldas dodot's que experimentei, valem as azuis, estas fraldas? são o HORROR.




outra coisa que não resulta de todo é o Johnson baby bons sonhos, a loção para o banho!
porquê?
a Briana tem muito cabelinho, toma banho hoje, amanhã tá com o cabelinho parece oleoso sabem?
DETESTO, DETESTO mesmo, para além de fazer mil espuma e deviam-se lembrar que a banheira dos bebés não tem chuveiro para tirar o excesso de espuma, para nunca mais!




LIKE:
vale mesmo a pena, compensa bastante, um kg de creme hidratante para corpo e cara (embora para a carinha uso o nutratopic), preço, qualidade e quantidade tá tudo no ponto, não podia deixar de elogiar o creme ATL, super hidratante, a pele fica com um aspecto sedoso e não de: fui encharcada com creme. ADOROOOOO!







não podia também deixar de falar do melhor perfume do mundo para bebé, pelo menos o que eu experimentei, ainda tenho e terei para muito mais tempo, o da URIAGE, um cheirinho de outro mundoooooooo, mesmo a bebé lindo e cheiroso.








quero referir que aquilo que eu utilizo e não funciona com a minha bebé pode perfeitamente funcionar com os vossos, nada como experimentarem e terem a vossa própria opinião.
não se contentem a pisar as mesmas pegadas que outrem, não sabendo se podem ganhar ou perder.
arrisquem, a vida é isso mesmo ;)

:*







quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

primeira sopa ♚ ♥

hoje entramos numa etapa tããão esperada ...
a primeira sopa da minha princesa ♚ ...
comprei uma panelinha só para as coisinhas dela.
hoje, dia 19 foi dia de arregaçar as mangas e cozinha.
- o que usei para a confeccção e quantidades!
desde sempre que tenho vindo a preparar este dia, muitas perguntas na pediatra, muitas conversas, apontamentos e finalmente a concretização.
então vamos lá;
usei; uma batata pequenina, meia cenoura, meia cebola (a base de todas as sopas).
(meia cenoura e meia cebola porque o que tinha em casa era assim pó grandito).
o legume que eu escolhi foi a alface, uma folha de alface + a base da sopa (mencionada em cima).
acrescentar 120 a 150 ml de água.
optei por cortar tudo aos bocadinhos para ter a certeza que estava tudo cozido para além que é mais rápido a cozedura.
depois, varinha mágica, triturar tudo muito bem, certifiquei-me que tudo estava bem diluído.
(até hoje foi sempre leite que é liquido portanto a sopa tinha mesmo de ser muito bem triturada).
depois de bem ralada, um fio de azeite e está pronta.
- a base é sempre igual, mas o que muda?
a base é sempre igual para todas as sopas do bebé, a batata, a cenoura e a cebola, o que muda é a alface, bróculo, alho-francês, de 4 em 4 dias mudar o legume, a Briana começou com alface daqui a 4 dias irei introduzir um novo legume.
ok, sopa pronta, bebé no carrinho, babete de plástico para poder lavar, sopa na tigela, colherzinha preparada, puxei uma cadeira e vamos lá começar.
uma LINDA, parecia uma mulherzinha a tentar mastigar, por entre umas colheres e outras estava á vista a babete toda suja, sopa no nariz, nas bochechas, no queixo, na roupa, nas mãos e vestígios no carrinho ...
mais uma colherzinhas e Briana começa a fazer o que faz com o leite quando está de barriguinha cheia.
fraldário aqui vamos nós mudar o babygroo, que se confunde com a cor da sopa.
Briana dedos á boca, soninho a vir e assim ficou ...
amanhã repete-se tudo de novo ...
espera-me muita roupa sujinha eu sei, mas é um prazer enorme ♥






 
 


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

4 meses ♥

e hoje são 4 meses.
o tempo voa e sem dar por isso hoje comemoramos o quarto mês.
Só te posso dizer que com quatro meses apenas, deste-me a maior lição da minha vida.
Só posso agradecer a Deus ter uma filha como tu, linda, perfeita e muito cabeludinha, o meu orgulho!
a partir de hoje vamos começar uma nova fase e como eu tou ansiosa para ver as tuas reacções, para ver  como é que vais encarar isto tudo.
meu tesouro, meu amor, minha vida ♥

amo-te, amo-te com todo o meu coração.
Parabéns a ti, parabéns por 4 meses de descoberta, partilha, união e muito ... muito amor  ♥

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

seguro de saúde.

algumas pessoas optam por mais que uma opinião (como eu) outras simplesmente são obrigadas a não o fazer devido a vários factores, económicos inclusive.
não fica nada barato é verdade, é preciso esforços.
não dispenso uma consulta mais demorada, tirar todas as minhas dúvidas, falar e sobretudo perceber as etapas pelas quais a minha filha passa, mas percebe-las detalhadamente.
isso dá-me o direito a usufruir na plenitude de cada fase, mas tem um custo.
cada consulta pode chegar aos 100€, com um seguro de saúde ficaria por um terço desse valor.
como falo em pediatras falo noutras especialidades quaisquer na área da saúde.
na minha gravidez foi seguida no público e muito bem seguida, mas com a Briana pretendo que seja vista sempre que eu achar necessário e mesmo sem ser, quando me aparecem dúvidas!
seguro de saúde vale a pena?
vantagens e desvantagens de quem tem um seguro de saúde, quais?
✔ quem tem o seguro não depende dos ´serviços públicos.
✔ descontos em parceiros, apoio domiciliário, medicamentos ao domicilio.
✔ escolha, isto é podemos escolher a clinica, hospital, o médico.
x valor do seguro de saúde é qualquer coisa como 30€ por mês, por aí.
x período de carência, isto é, pagamos hoje mas só começamos a beneficiar passado 3 meses.
x muitas doenças não são abrangidas como doenças psicológicas.


por meia dúzia de consultas não vale a pena de todo fazer um seguro, para quem opta por uma ida frequente é sem dúvida um assunto para considerar.



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Urgências pediatricas.

2 dias sem dormir um único minuto. sim é verdade, a Briana anda meia constipadinha, com o nariz com ranhoca e tosse, hoje fomos as urgências, ás 6 da manhã.
Aspiraram o narizinho á minha princesa e a boquinha também caso existisse espeturaçao, ela chorou tanto, tanto, ficou tao vermelhinha, tao irritadinha que eu ao ver aquilo chorei que me fartei e de tantos nervos até vomitos me vinham :(
Fiquei com o coração tão apertadinho, a meterem aqueles tubos no narizinho dela pa aspirar :(
Meu deus, que dor cá dentro, que mágoa.
Ainda disse á medica que me apetecia bater á enfermeira xdd
Tava mesmo nervosa.
A pediatra aconselhou-me e eu comprei o aspirador nasal da narhinel, ao inicio quando lhe punha o soro chorava agora já se ri.
Aspiro sempre que acho necessário e noto que fica melhor.
Narhinel 9,98€.
E qual o soro?
Qualquer um, marca branca, uriage, Johnson, tanto faz o efeito é o mesmo.

Vou ver se hoje consigo dormir meia dúzia de horas, vamos ver!

domingo, 15 de dezembro de 2013

somo-nos ♥

ainda hoje sou daquelas mães que choram quando olham para o seu bebé, ainda hoje choro de tão grata estar, de tão completa ...
agradeço a deus ter uma filha assim, eu podia ter tido um bebé lindo mas tive a Briana que supera todos os limites da perfeição e modéstia á parte e sem olhar para o facto de ser minha filha, tive mesmo muita sorte!
Sou daquelas mães do bom tempo com paciência e vontade, tenho as minhas manias e sou demasiado vaidosa pela filha que tenho, na verdade só tenho razões para tal!
Visto-lhe tudo a condizer e adoro mostrar a toda a gente, nem é pela roupa é mais pelo gosto, tenho o vicio de cheirar o cabelo á minha filha e nesse momento dou-lhe os beijinhos da vida, chamo-lhe fia, amor bom, meu delicio, mais boa, pincesa e mais umas quantas expressões que não existem, na verdade existem só pra nós.
A mai boa puxa o chorinho, faz o biquinho que eu faço quando amuo e adoro dar-lhe o beijooo da vida, papo-lhe as bochechas e fingo que também adoro comer mãos para ela não se sentir sozinha!
Todos os meus assuntos vão dar á minha filha e senão derem eu arranjo assunto pa la ir ter, sempre que saio e não a levo vejo todas as fotografias e choro, nem que seja porque fui tratar de algum assunto e demorei umas 3 horas, o meu coração fica pequenino, apertadinho.
sou cautelosa, olho para todo o lado quando vou atravessar a passadeira e levo o carrinho, vejo sempre mais á frente por precaução, espreito muitas vezes para ver se tá tudo nos conformes e mesmo assim ainda vou ver outra vez porque posso não ter visto bem.
Sempre tive medo de não dar conta do recado, mal vi o teste de gravidez positivo, quando nasceste senti uma força enorme que senti interiormente ser capaz de tudo por ti.
O amor que eu sinto por ti é incalculável, é o mais perto do paraíso que eu já conheci e só me apetece gritar aos quatro ventos o quanto amo a minha filha!
É tao real, tao verdadeiro, tão nosso!
Nada como nós ....
Meu tesouro, meu ar, meu mundo ♥

sábado, 14 de dezembro de 2013

quantidade de fraldas.

Vamos falar em fraldas ...
Então a quantidade de fraldas varia de bebé para bebé.
Simples, no meu caso, durante o dia troco frequentemente porque a minha menina tem a pele super sensivel e qqr coisa a deixa vermelhinha, referi durante o dia porque durante a noite não mudo, porque a Briana desperta o sono e nunca mais adormece, fica chatinha e poupa-se um berreiro, sendo que a última fralda é colocada ás 2 da manhã, mais coisa, menos coisa!
Mas na ultima muda da fralda ponho bastante creme e aguenta-se muito bem, creme espesso o milagroso e óptimo HALIBUT!
normalmente gasto de 6 a 8 fraldas, andei a contar, mas também já usei mais, depende.
A Briana tá a terminar com o stock de fraldas da dodot as azuis, as extra, depois vou experimentar as laranja, tenho um pacote e curiosidade em saber como são.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Tal mãe, tal filha ♥

Eu e a Briana sempre nos entendemos mas agora é a olhos vistos, eu começo a dizer "qqqqqqqq" e ela repete "qqqqq", escusado será dizer que fico super orgulhosa e encantada ♥
na milésima vez que fiz "qqqqq" mandou-me pastar e colou-se á televisão, è verdade, a minha filha adora televisão, computador, PlayStation!
O pai joga PlayStation a Briana vê, ponho o ruca, o Mickey vê, tou no computador e também vê.
Conclusão? Uma moderna, só se dá com tecnologia ;p
Saí á mae, COMPLETAMENTE!
então, quando tá irritada a lutar contra o sono esperneia-se e faz uma coisa que é inacreditável: levanta a sobrancelha, típico meu.
É a minha cara quando eu era pequenina, quando abre a goela, abre e deve-se ouvir a léguas, dorme taaao bem, como eu! Ri-se mil e acha piada a todos os meus bilu-bilu-bilu vá, eu não achava piada a nada segundo fontes muito próximas!
O meu marido diz que é uma Francisca bebé e não é que é mesmo?
Uma versão mais chique e perfeita, ainda hei-de perguntar á minha ilustre mãe onde é que ela muitas vezes ia buscar os meus vestidos que é para ter a certeza que não entro nessas lojas.
Nisso não sei se sai a mim ou não, mas ta no auge do ser o bebé mais babão do mundo, logo quem entra em nossa casa vê babetes em tudo quanto é lado, eu podia ter castiçais em casa, velas, quadros mas não, tenho babetes.
Uma aqui outra ali e outra ... e outra ... e outra! e mesmo assim é preciso mudar-lhe muitas vezes a roupinha! nisso és capaz de sair ao teu velhote ( tou a tentar arranjar algumas semelhanças ).
e é isto, babona, resmungona mas linda, perfeita ... que vontadeeee de te apertar e de te "papar" essas bochechonas vivas!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Actual.

Briana, filha as mãos não são pra comer e também não se poe as mãos na boca da mãe.
Acheii tanta piada, a Briana com uma mão na boquinha dela e a outra a tentar meter-me até às goelas!
só por isso mereceste milhões de beijinhos seguidamente de palavras pirosas que qqr pessoa que ouvisse afogava-se em mel, é ...  BO TEM MEL!
acho que só agora é que a minha coluna esta a recuperar das doses exageradas de epidural que tomei, acho que agora é que tou a ir ao sitio e a ficar como dantes!
porquê que tomate doses exageradas de epidural Francisca?
Porque tive 16h em trabalho de parto carregada de dores, com contracções doutro mundo e portanto eu carregava no botao pa chamar a enfermeira e ela já sabia!
A epidural é um alivio mas sofri horrores, porquê?
Porque não acertavam com a agulha, ou era muito fina ou não chegava ou não apanhavam ou isto ou aquilo, pa esquecer, completamente!
e só agora ao fim de quase 4 meses é que sinto que estou a ir ao sitio, não totalmente mas caminho a passos largos para ficar igualzinha ao que sempre fui!
parto induzido é semelhante a uma vista ao inferno, só a minha modéstia opinião, no entanto o parto em si foi o mais natural que podia haver, os melhores 15minutos da minha vida.
Pela minha experiencia e sem querer assustar ninguém a Briana será filha única porque eu passar outra vez o que passei? Não obrigada.
a minha pequenina preenche-me tanto,mas tanto!
Chucha no dedo como se fosse a melhor coisa do mundo mas chupetas? Isso é para bebés a Briana é uma muié :)
Baba tudo daí mudarmos de roupa 2 a 3 x por dia, é perfeita ... até mesmo quando suja a roupa com o que devia não sair da fralda!
meuuuu terror bom!
É linda e não estranhou a mudança de caminha, adora a caminha tanto como a alcofa e dorme as noitinhas todaaaas, nós é que lhe damos o leite porque senão ela ficava a dormir pra i 9, 10horas.
Mesmo assim ando exausta, cansadita, pa recuperar totalmente, precisava de dormir um fim-de-semana inteiro!
Mulher, mae e esposa alguma coisa por vezes tem que ficar pa traz, pelo menos nos primeiros tempos, é tao difícil conciliar tudo, posso dizer que hoje consigo mas nos primeiros dois meses bufava, cozinhar, arrumar a casa, tratar da menina, ir às compras, tratar de mim e ai da ter tempo para o meu marido e para nós? Ufaaa, desgastante mesmo!
Engane-se a mãe que pensa que pode ter uma casa limpissima e fazer tudo igual como fazia, nos primeiros tempos o meu conselho é: cuidem da bebé e descanse, o resto vira com o tempo!
Tudo cansativo mas recompensador, garanto-vos!
E sobre o método contraceptivo? Já vos falei?
Optei pelo implanon, não tenho a tendência de me esquecer como era com o caso da pílula, o que eu acho é que o meu apetite aumentou #ohdiabooooo, é verdade, tenho mais fomita, sempre fui de comer, sou uma muié de muito alimento mas agora parece que fico sempre com vontade de comer mais qualquer coisa, deve ser do implanon, eu sou uma ave rara logo tudo dá para o torto -.-
Concentra-te Francisca é o diabo a tentar-te, relaxa!
Com este tempo só me apetece estar na cama, cheia de cobertores ao lado de uma caixa de chocolates, este tempo é sem duvida uma catástrofe.
Será só pra mim? :o

o que utilizar?

A minha princesa ainda está a usar o gel de banho/shampô da mustela (mostrei algures pelo blog) e o creme hidrarante da corine de farme, na carinha o nutratopic.
Mustela: cheirinho óptimo, tou sempre a cheirar o cabelinho da minha princesa. cabelinho sedoso de quem tá deslumbrante e maravilhosa, a minha princesa tem crosta láctea e deixou de ter com ajuda tbm do da mustela
Corine de farme: não posso deixar de falar no preço, acessivel e hidrata muito.
Nutratopic: não podia comprar coisa melhor, a minha menina tem a pelezinha na carinha tao sensivel, nada mais indicado.

A pediatra esta ultima vez falou-me do creme ATL que é sem duvida recomendado, hidrata e que no hospital onde trabalha é o que usam tanto em bebés como em idosos, ao meu falecido avó foi o que recomendaram quer no publico quer no privado, tem 1kg custa aproximadamente 30€, é o próximo que eu vou experimentar e pela quantidade durará bastante tempo. Outro assunto que me falou foi sobre cremes para a muda da fralda, há milhões, uns mais caros outros mais baratos mas com o mesmo fim, quem quiser acatar o conselho que o siga: o melhor? HALIBUT.
Por acaso já me tinham dito que não ha nada que seja melhor.
Cada grama tem 150mg de óxido de zinco (é uma substancia soluvel aos acidos, as fezes e a urina ten composiçao acida),tem acção regeneradora, protectora, calmante e antisséptica.
Por esses motivos recomendam a quem tem queimaduras do primeiro grau, imaginem o quanto não é eficaz numa zona onde a pele pouco respira e tá em contacto com acidez do xixi e do coco dos mais pequeninos.
Pra qê complicar?
Em relação às fraldas, tá a utilizar o tamanho 2 mas as azuis da dodot, prefiro-as às sensitive.
Acho que nos próximos tempos não vou pensar em comprar fraldas, tenho uma pequena fortuna :p

Tamos quase a iniciar a sopiiiiinha, quero tantoooooo!


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Actualizações.

Então, passou-se mais de um mês e sumi do blog, muita falta de vontade da minha parte!
Fica para amanhã, fica para amanhã e nunca mais era dia.
Depois de acordar tratar da minha Briana, dar o leite decidi: "é hoje", cá estou eu, bebé no colo a dar com as mãozinhas no teclado do ecrã, a dar ás perninhas e a palrar com a sua mãe :) #loveit
Então, a Briana teve chamados os sapinhos na boquinha, comi-a só quando tinha muita, muita fome porque lhe doia a gengivinha, urgências com ela e medicamentozinho e a minha boneca voltou ao super ataque do leite, nunca foi de engordar muito è verdade, vai ser grandona e elegante como o paiii, tá no P25, sempre a seguir essa linha.
Marcou-se também uma consulta no particular e falei no que tinha realmente dúvidas: a introdução de novos alimentos, inicialmente ia para as papas mas rapidamente a pediatra corrigiu-me e aconselhou-me, pesando prós e contras vamos iniciar a sopa, menos calórica, mais nutritiva.
importa-me ver a Briana bem, não propriamente um Buddah bebé.
sopa, mi aguardji qi no dia 18 (4meses) eu vou-lhi usa.
Esclarecida na parte da alimentação, tentei perceber o porquê de a minha menina "comer" literalmente as mãos, pôr quase a mão toda nas goelas, resposta: "descobriu as mãos", só disse á pediatra: "taaaaaao inteligente, esta minha filha".
Entre conversas e assuntos metidos la passei 3h no consultório, benditos particulares!
Esta semana a princesa deixou a alcofa e passou para a caminha dela, que lindaaa, ta mesmo a crescer a olhos vistos, já não é aquela ratinha bebé com imenso cabelo, é uma Sra.Minnie com imenso cabelo na mesma!
Tou feliz, tou a cumprir escrupulozamente o papel de mãe, tou satisfeita, orgulhosa de mim!
A Briana já tem uma força incrível, inconscientemente já segura o biberão e já puxa as argolas á mãe, dá as mãos a mil á hora, juntamente com os pés, é viciada em ver televisão e cola quando o pai tá a jogar PlayStation, é um orgulho e orgulhar-me-ei todos os dias da minha vida de ter dado vida a um ser humano tão bom, tão perfeito como a filha que gerei 9 meses, 40 semanas!
Esta semana compramos o prato térmico porque já temos a colherzinha de silicona da chicco.
Biberão dr.brown outra nova aquisição mas estamos á espera que chegue a tetina a seguir!

Por falar em aquisições, deixo-vos o meu instagram: franciscabrimartins.
Follow me ;)